Pesquisar este blog

Carnaval de Pernambuco 2013 - FREVO



Neste primeiro programa, você vai conferir tudo sobre o ritmo que contagia, e atrai milhares de foliões para Pernambuco, o frevo! Apresentação: Lucas Adriel Imagens: Danielle Martins Produção: Nayara Karoline e Ingrid Larissa http://www.canalbrasilrs.com

sábado, 3 de janeiro de 2015

Belezas do Carnaval de Pernambuco: Papangus de Bezerros

(Reprodução/O Nordeste)
CLIXSENSE

Os papangus da cidade de Bezerros, do Agreste Central, distante 107 km do Recife são personagens engraçados que enriquecem o Carnaval pernambucano. Mascarados e com roupas que cobrem todo o corpo, eles saem pelas ruas da cidade sem serem reconhecidos, fazendo brincadeiras e animando a festa de momo. O domingo de Carnaval é o ponto alto da festa onde os papangus se encontram, dando um colorido às ruas de Bezerros.

VISITS TO MONEY

Segundo o professor Ronaldo J. Souto Maior, fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros e pesquisador, os primeiros papangus de Bezerros surgiram em 1881 e nasceram de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saíam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas de entrudo – antigo carnaval do século 19 –, e comiam angu, comida típica do Nordeste (Agreste) pernambucano. Por isso, as crianças passaram a chamar os mascarados de papa-angu”. Para Leonardo Dantas Silva, historiador e estudioso do carnaval pernambucano, o papangu era um mascarado doméstico, que não tinha máscara especial e podia sair até com fronhas na cabeça.

Koisas-di-Comprar - O que precisa a um clique

Atualmente, a máscara do papangu passou a ser confeccionada por artesãos da cidade e chega a servir de objeto de decoração. Ela é normalmente confeccionada com papel maché. Os papangus  se vestem com túnicas compridas, escondendo todo o corpo, e luvas, com o objetivo de não serem reconhecidos pelos foliões. Antes da folia, alguns papangus mantém a tradição e costumam comer angu feito pelos moradores da cidade.

NEOBUX

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário: