Pesquisar este blog

Carnaval de Pernambuco 2013 - FREVO



Neste primeiro programa, você vai conferir tudo sobre o ritmo que contagia, e atrai milhares de foliões para Pernambuco, o frevo! Apresentação: Lucas Adriel Imagens: Danielle Martins Produção: Nayara Karoline e Ingrid Larissa http://www.canalbrasilrs.com

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bloco da Saudade completa quarenta anos de folia


Imagem: Reprodução/Internet
O Bloco da Saudade, Patrimônio Imaterial de Pernambuco está completando 40 carnavais ininterruptos em 2014. Surgido em  1974, numa iniciativa de amigos, intelectuais, teve seu fortalecimento nos idos dos anos 90, atraindo gerações e serviu de iniciativa para criação de grupos similares na folia pernambucana e até em outros estados.

Quem levantou bandeira para o surgimento do bloco foram: o músico Zoca Madureira, violonista do Quinteto Armorial, Ariano Suassuna (em outubro de 1970), que promovia uma arte erudita a partir das raízes populares da cultura nordestina, Zoca Madureira e o jornalista Marcelo Varella, conhecidos como os mentores do Bloco da Saudade.

Durante a ditadura militar, o Carnaval de rua estava condenado a desfiles de passarela. O Bloco da Saudade, brilhantemente retomava o hábito das décadas de 20 e 30 do século 20, com brincantes bailando cantando pelas ruas. Em seu primeiro ano o bloco foi às ruas de forma rudimentar, com apenas um clarinete, dois ou três violões, um cavaquinho, surdo e pandeiro, composta de apenas 15 pessoas. Hoje, totaliza cerca de 40 músicos e mais de 100 desfilantes.

Nos 40 anos do bloco, será lançado o sexto CD com composições novas e antigas. Haverá manhã de sol no próximo dia 26 de janeiro e acertos de marchas nas três sextas-feiras seguintes. Está programada para na terça-feira da semana pré-carnavalesca, a subida do Bloco da Saudade na ladeira do Varadouro, em Olinda, cantando músicas de pastoril para receber a benção no mosteiro de São Bento, uma tradição do grupo. Como destaque na história do bloco foi a participação de homenagens ao acerbispo emérito de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, falecido em 1999. Para saber mais sobre o grupo acesse: www.blocodasaudade.org.br.
BOM LAZER: SEU FIM DE SEMANA COMEÇA AQUI

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Nenhum comentário: