Pesquisar este blog

Carnaval de Pernambuco 2013 - FREVO



Neste primeiro programa, você vai conferir tudo sobre o ritmo que contagia, e atrai milhares de foliões para Pernambuco, o frevo! Apresentação: Lucas Adriel Imagens: Danielle Martins Produção: Nayara Karoline e Ingrid Larissa http://www.canalbrasilrs.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MEMÓRIA: Ubiracy Ferreira: ai que saudade que dá


Ubiracy Ferreira - Imagem: Reprodução/Internet
Recife, abrigou em seu berço uma figura de destaque, quando vivo, deu sua contribuição de forma majestosa a cultura popular pernambucana. O professor e babalórixa Ubiracy Ferreira, falecido em outubro de 2013, era uma pessoa possuidora de uma cultura invejável. Em sua bagagem cultural acumulava um profundo conhecimento das tradições e da cultura de origem africana, além de ser detentor de didática para contar e mostrar ao mundo a beleza do maracatu, a dança e a cultura do Estado. Conhecido carinhosamente como Bira, conquistou a simpatia de todos, principalmente de seus alunos. Ele conseguiu devolver às ruas do Recife, no ano de 1988, o maracatu fundado por seus ancestrais em 1905 e que foi dissipado com a perseguição aos terreiros no anos 1940. Em uma das suas entrevistas concedidas durante o Carnaval de 2013, Ubiracy, com 75 anos de idade, chamava a atenção das autoridades ligadas a cultura e ao público em geral, da necessidade da preservação  dos aspectos musicais e religiosos do maracatu. Bira, em suas apresentações seguia as loas do passado que ouvia quando criança sua mãe cantar.

Só nós resta a saudade do mestre Ubiracy. Com certeza seu nome estará presente em cada esquina, onde se escuta um toque do afoxé, do atabaque e do agogô. Seu largo e sincero sorriso estará estampado em sua face, feliz por ter dado sua contribuição a cultura pernambucana. Descanse em paz mestre e amigo.

BOM LAZER: SEU FIM DE SEMANA COMEÇA AQUI

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Nenhum comentário: